sexta-feira, 21 de maio de 2010

Reciclagem é tudo!

Diga-me, quantos artesãos você conhece que não são lixeiros? Lixeiros daquele tipo que guarda tudo quanto é cacareco que encontra pelo caminho, restos de tecido, fios de lã, fitas, pedaços de arame, caixinhas de papelão, achando que um dia poderá ser usado para fazer alguma coisa que ele nem sabe o que é, mas que um dia vai fazer?

Pois é, eis aqui uma lixeira de plantão! Haja armário e sacola para tanta coisa, mas como é difícil jogar as coisas fora... falando nisso, vejam o post que saiu no Super Ziper sobre neuroses manuais, muito divertido, fala um pouco sobre este assunto.

Bom, do nosso lixo de hoje sairam estas embalagens de presente feitas com caixinha de leite longa-vida. Não é nenhuma novidade, inclusive vi a idéia num site que infelizmente não me lembro mais o nome e tinha até um PAP. Fiz várias no Natal de 2008 para embalar os presentes que fiz para a mulherada da família, camisetas customizadas com fuxico (crafter, eu??).

Essas aqui da foto foram feitas com restos de feltro do mesmo Natal, usados para fazer um calendário, fitas, contas, botões e fios de lã que estavam no meu "lixo".

PAP sem foto:

1 - corte a parte superior da caixa de leite bem rente à dobra.
2 - lave muito bem para tirar o cheiro e deixe secar bastante.
3 - corte o tecido/papel num tamanho que dê para forrar toda a caixa, mais ou menos 25 cm x 40cm.
4 - cole o tecido/papel com cola branca ou cola para artesanato embrulhando toda a caixa.
5 - faça quatro furos simétricos na parte superior da caixa, dois de cada lado, para colocar as alças. Você pode usar um furador "profissional" ou uma ponta de tesoura mesmo.
6 - trance o fio de lã no tamanho desejado para fazer as alças.
7 - passe as tranças pelos furos e dê um nó na parte interna para não escaparem.
8 - enfeite a caixa colando uma fita, ou pregando uma florzinha de feltro como eu fiz ou como a sua criatividade mandar.
9 - já acabou, está pronto!

Estou terminando uma com retalhos dos retalhos! Guardei as sobras dos retalhos que usei para fazer os fuxicos das camisetas (isso é que é reaproveitamento!), cortei triangulinhos e quadradinhos com a tesoura de picote para dar um charme e fiz um mosaico de tecido em cima da caixinha! Credo, isso já é loucura, já citei aqui o post sobre as neuroses manuais, né? Estou finalizando o projeto, quando terminar posto a foto para vocês verem.

Dicas:

Se for usar a florzinha com botão como a minha, corte as pétalas, pregue o botão primeiro (!!) e depois cole tudo com a cola branca ou cola para artesanato. Por favor, não vá querer pregar o botão na caixa de leite!!

Você pode utilizar papel pardo amassado para forrar a caixa, sabe aquele envelope que veio do contador e você ia jogar fora? Pois é, ia! O efeito do papel amassado é bem legal, você abre o envelope em uma das laterais, amassa tipo bolinha de papel mesmo e depois estica de novo, fica bem legal. Pode enfeitar com palha, aniz estrelado, rodelas de frutas secas que se usa em embalagens, fica com aspecto mais rústico.

E aí, vamos reciclar? Se tiver alguma experiência com artesanato feito com material reciclado conte pra gente!
REDUZA, REUSE, RECICLE!!
Um beijo, Angélica.

Um comentário:

  1. Reciclar é muito importante! Parabéns pela iniciativa!
    Amei as sacolinhas! Ficaram lindas!
    Uma amiga fez uma sacolinha semelhante à estas só que usou papel laminado vermelho no Natal e colou a carinha do Papel Noel, ficou lindo!
    .
    Obrigada por visitar meu Blog... Vou ser uma visitante assídua do seu!

    Bjim

    ResponderExcluir