segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Últimas encomendas do ano - tapeçaria em talagarça e juta

Olá pessoal!

Depois de uma longa e tenebrosa primavera, que nem de longe se pareceu com uma primavera, estamos blogando novamente. No último mês estive totalmente concentrada nas minhas encomendas, para que pudesse entregá-las antes das festas, assim posso virar o ano com a cabeça fresca para novos projetos e minhas clientes com seus tapetes para usufruir! :-)

A primeira foto é de uma encomenda antiga que esqueci de postar. Gravei a foto por engano em um outro diretório no meu computador e acabei esquecendo dela. Agora que já comecei as faxinas de fim de ano consegui recuperá-la e aí está. Esse tapete foi bordado em talagarça pela cliente e eu fiz o acabamento nas laterais e as franjas.


E esse aqui de baixo foi o que me consumiu todo o tempo disponível nos últimos meses, o famoso arraiolo da Zi. Essa minha cliente tinha uma tela linda em juta, mas que acabou danificada por ter ficado muito tempo guardada. Então ela resolveu cortar e aproveitar a "parte boa" da tela para fazer um tapete liso. Bordou o contorno colorido e começou a fazer o fundo, mas não conseguiu terminar e me pediu para completar todo o fundo. É claro que a foto não dá a dimensão do trabalho, mas foi mais de um metro quadrado de tela e milhares de pontos...

Quando o peguei ele estava assim. Nessa primeira foto, pelo desenho da tela dá para ter uma ideia melhor do tamanho dele. Para variar esqueci de fazer a foto do antes, quando lembrei já tinha bordado um bocado!




Reparou no tamanho do dedal?

Depois de muito trabalho ele ficou assim:



A Zi quis fazer o acabamento ela mesma, então fiz o bordado e já entreguei a encomenda. Como já disse, foram milhares de pontos acompanhados por milhares de pensamentos, músicas, interrupções, telefonemas, crianças, cachorra... mas cada um deles feito com muito carinho e capricho. Mais uma falha, não tirei a foto do avesso! Avesso perfeito, claro...

Aproveito o post para desejar a todos os amigos, seguidores, curiosos e apaixonados por artesanato um Feliz Natal e que 2011 seja mais uma etapa nas nossas vidas para realizarmos os nossos sonhos. Mais uma etapa de sucesso para quem já realizou, uma etapa de persistência para quem está realizando, uma etapa de coragem para quem está quase lá e uma etapa de realização para quem ainda está sonhando! Mas o mais importante é sonhar sempre, nunca deixe de sonhar!

"É  dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre." Carlos Drummond de Andrade

Um grande beijo cheio de sonhos e esperança, Angélica.

8 comentários:

  1. Eh, Angélica, trabalho para um batalhão de formiguinhas... Continuo tricotando gorros e blusas pesadas de inverno sob o ventilador, enquanto cai, inexorável, a areia de minha ampulheta. Está chegando a data da partida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. olá eu gostaria de fazer uma pergunta, estou fazendo uma manta em trico com aquela lã felpuda e quero saber se tem como eu cola-la em uma tela de talagarça, seja da branca ou da marrom, para que fique como um tapete e que tipo de cola devo usar, e se devo costurar as beiradas,obrigada,vanessadias29@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ludmila, nem me fale! Fiquei imersa no trabalho mas não deixei de pensar num encontro nosso, saudades! Fora a curiosidade sobre os livros que você ia (vai!) me mostrar sobre tapeçaria..
    Que delícia a contagem regressiva para uma coisa tão boa! E que bom que você está se preparando, pelo que andei sabendo a neve está caindo solta por lá! Desejo uma excelente viagem, nos veremos no retorno. Um grande beijo, Angélica.

    ResponderExcluir
  4. Nessa, não sei se entendi direito o seu projeto, mas acho que melhor do que a cola, talvez seja você costurar a sua manta sobre a talagarça, aproveitando a trama de quadradinhos. Acho que o trabalho pode ficar mais delicado e não faria tanta bagunça com cola.. Minha sugestão é que você compre um pedaço de talagarça e prenda a sua manta com alfinetes para ver se dá certo use a talagarça fina para obter um melhor resultado! Espero ter ajudado, um beijo, Angélica.

    ResponderExcluir
  5. - Olá, Adoreii os tapetes. Estou começando a trabalhar com talagarça, qual tipo de linha vc me indica? E quero saber como faço pra fazer o acabamento nas laterais?. Obrigada
    Tayze Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tayze. Acho que você nem se lembra mais da pergunta que fez aqui no meu blog e peço mil desculpas por ter demorado tanto a responder. Agora estou retomando as atividades do blog, se precisar de mais alguma informação entre em contato. A linha mais indicada para os trabalhos em talagarça é a lã de tapeçaria, que tem o fio mais encorpado, principalmente se a tela for de talagarça grossa, para que a trama da tela não fique aparecendo no trabalho depois de pronto. Se estiver usando talagarça fina, pode ser usado um fio da espessura de um barbante, como o Barroco ou o Natural, por exemplo. É bom para fazer trabalhos para pessoas alérgicas à lã. Para o acabamento nas laterais, você pode usar o ponto cheio, passando o fio em cada quadradinho da tela duas vezes para obter um melhor resultado. Desculpe mais uma vez por ter demorado tanto a responder. Obrigada, um beijo,

      Excluir
  6. oi. tudo bem? Vi seu trabalho e fiquei apaixonada!!! Muito lindo! Estou fazendo um tapete com talagarça e não consigo fazer o acabamento no canto do tapete, fica horrível. Vc poderia me explicar? Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teia, tudo bem? Obrigada pelos elogios! Você pode conferir dicas de acabamento aqui no blog mesmo, consulte o menu Tapecaria uma postarem chamada PAP acabamento de tapeçaria. Se sua dúvida ainda persistir, entre em contato novamente.

      Obrigada, um beijo, Angélica

      Excluir